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Serpente Papa-Léguas – Jogo da Mobilidade

Campanha de incentivo às viagens sustentáveis e mobilidade ativa (a pé, de bicicleta, ou de transportes públicos) nas idas para a escola

  • Iniciativa de âmbito Nacional, implementada em Portugal Continental.

    • Incentivar as viagens sustentáveis nas idas para a escola (a pé, de bicicleta ou de transportes públicos).
  • Iniciativa destinada a crianças que frequentem estabelecimentos de ensino do pré-escolar ao 2º ciclo do ensino básico (sensivelmente dos 4 aos 12 anos), bem como os seus pais e encarregados de educação.

    Estima-se a participação de 4200 pessoas (1-5% do grupo-alvo).

  • Instituições responsáveis:

    • Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M) – Ponto focal nacional;
    • Mobiel 21 – coordenador internacional.

     

    Instituições parceiras:

    • Direcção-Geral da Saúde;
    • Direcção-Geral da Educação;
    • Câmara Municipal de Évora;
    • Ciclaveiro;
    • Associação para a Promoção da Segurança Infantil.
  • Iniciativa associada a um processo de nível internacional, designado Trafic Snake Game.

  • O projeto consiste num jogo de fácil implementação e, além de participar no jogo, cada escola aderente é encorajada a organizar outras atividades e a proporcionar ações educativas sobre segurança rodoviária e mobilidade, questões ambientais e de saúde. O Jogo é sempre gratuito para as escolas. Logo que a escola esteja pronta para começar, deve definir um período de duas semanas durante o ano letivo para a execução da campanha. Poderá ser em qualquer período do ano letivo, de acordo com as possibilidades e interesses da escola. Cada escola define as suas próprias metas de incremento das viagens sustentáveis, no início da implementação da campanha, na fase da pré-avaliação. Esta realiza-se num único dia, cerca de 2 semanas antes do início do jogo, em que se questiona os alunos sobre como vieram para a escola naquele dia e registam-se os dados recolhidos. A partir dessa situação de partida é definida a meta de incremento de viagens sustentáveis que, por norma é de 20%. Durante as duas semanas do jogo, as crianças colocam pequenos autocolantes individuais num autocolante maior da turma de cada vez que viajem para a escola a pé, de bicicleta, de transporte público ou partilhando o carro com outras crianças. O objetivo é preencher o cartaz da Serpente Papa-Léguas com os autocolantes até ao final das duas semanas. A cada dia, questionam-se as crianças acerca de como viajaram para a escola de modo a recolher os dados necessários. Num dia da 3ª semana após o final do jogo, realiza-se a avaliação final, questionando de novo as crianças acerca do transporte utilizado para a escola naquele dia e recolhem-se esses dados de modo a averiguar se houve alguma melhoria na utilização de modos de transporte sustentáveis em relação ao cenário anterior ao jogo. Os professores procedem a estas recolhas de dados, submetendo-os online, no perfil da escola, utilizando a plataforma do projeto e todos os materiais e ferramentas nela disponíveis. É possível consultar o perfil de todas as escolas inscritas e verificar os resultados de todos os anos letivos em que jogaram, em: http://www.trafficsnakegame.eu/portugal/escolas/.

    A metodologia apresentada baseia-se em estratégias com efetividade cientificamente comprovada e de baixo custo.

  • Iniciativa financiada pela Comissão Europeia.

  • Iniciativa cíclica.

    Implementação entre 12/09/2017e 12/07/2018.

  • Indicadores de avaliação de realização:

    • Nº de escolas envolvidas num ano letivo;
    • Nº de alunos participantes;
    • Nº de cidades / localidades com escolas ativas num ano letivo.

     

    Indicadores de avaliação de impacto:

    • Percentagem de aumento de viagens sustentáveis durante o jogo;
    • Percentagem de aumento das viagens sustentáveis depois do jogo.
  • A iniciativa possui um plano para replicação ou foi replicada com sucesso.

  • Pessoa responsável: Marta Carvalho

    E-mail: aca-m@aca-m.org

    Website: https://www.trafficsnakegame.eu/portugal/

  • Sem informações adicionais.