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Escola de Natação Adaptada

Programa de desenvolvimento da natação para crianças e jovens com deficiência.

  • Iniciativa de âmbito Nacional, implementada nos concelhos de Porto, Gondomar, Valongo, Aveiro, Mealhada, Estarreja, Vagos, Oeiras e Funchal.

  • Aumento de novos praticantes na natação adaptada nas mais diversas categorias de deficiência através do ensino da natação sempre numa vertente inclusiva, onde numa segunda fase, jovens com e sem deficiência pratiquem natação lado a lado.

    Acreditamos que este é o alicerce do futuro da natação adaptada no país pois acreditamos que será destas escolas que sairão os futuros nadadores que estarão presentes nos Jogos Paralímpicos e Surdolímpicos 2024/2025 e como tal apostar na formação das camadas mais jovens torna-se uma necessidade premente e fundamental.

  • Iniciativa destinada a crianças e jovens com deficiência.

    Estima-se a participação de 150 pessoas.

    Grupos Especiais: pessoas com deficiência e pessoas com doenças crónicas (transplantados)

  • Instituição responsávl:

    • Federação Portuguesa de Natação

     

    Instituições parceiras:

    • Associações Territoriais de Natação
    • Escolas Secundárias
  • Iniciativa não associada a processo de nível internacional.

  • A implementação deste projecto iniciou-se em 2015 com três polos de teste – em Vila Real, Funchal e Jamor. Após colher os primeiros resultados destes, o objectivo é difundir o modelo por todo o país e que todas as Associações Territoriais implementem na sua área ENAs e consequentemente aumentem o número de nadadores com deficiência existentes.

    Através da comparticipação de transporte, contratação de técnicos de natação e com um horário fixo numa piscina, gratuitamente, queremos incentivar as crianças e jovens na ambientação ao meio aquático e prática da natação.

    A FPN é responsável pela supervisão do funcionamento dos polos existindo um coordenador local, nomeado pela Associação de Natação Territorial, em cada um que garante o normal funcionamento de cada, mas também, supervisiona o funcionamento das aulas e garante que os monitores de natação responsáveis pelas mesmas têm as condições necessárias para que estas se realizem sem problemas. Este é responsável por reportar à FPN sobre todos os aspectos relacionados com o funcionamento, avaliação e controlo da ENA.

    Indicar uma metodologia para ensinar crianças com deficiência a nadar é sempre algo subjectivo pois como já vimos anteriormente temos diversas categorias de deficiência e dentro destas temos vários graus de maior ou menor deficiência que permite ao monitor responsável uma maior ou menor interacção com os seus alunos.

    Se os alunos tiverem uma deficiência profunda então as aulas terão que ser mais individualizadas e a adaptação ao meio aquático irá demorar mais tempo. Se forem deficiência médio-ligeiras deverão criar-se pequenas aulas grupais até para que a aula de natação seja visto por parte das crianças como também um momento de partilha de experiencias sociais e conhecimento de outras experiencias a nível da deficiência ultrapassando barreiras e obstáculos.

    Como método pedagógico de funcionamento para as aulas nas ENAs, aconselhamos o método Halliwick, criando-lhes uma habituação e gosto pela prática desportiva, conduzindo-os para a posterior competição.

     

     

    metodologia apresentada baseia-se em estratégias de baixo custo.

  • Iniciativa financiada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e Instituto Português do Desporto e Juventude.

  • Iniciativa Contínua.

    Início a 01/01/2018.

    Término a 31/12/2018.

  • Indicadores de avaliação de realização

    • N.º de participantes
    • N.º de concelhos envolvidos

     

  • A iniciativa possui um plano para replicação ou foi replicada com sucesso.

  • Pessoa responsável: António José Silva

    E-mail: secretaria@fpnatacao.pt

    Website: www.fpnatacao.pt

  • Sem informações adicionais.