Projeto de promoção do Desporto Adaptado
Desporto
Educação em todo o Ciclo de Vida
Comunidades e Sociedade Civil
Grupos EspeciaisIniciativa de âmbito Nacional, implementada nos concelhos de Bragança, Aveiro, Guarda, Peniche, Évora, São Brás de Alportel e Praia da Vitória (Açores).
Aumentar a prática de atividade física por pessoas com deficiência com foco nas crianças e jovens. Fomentar a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade através da prática de atividade física e do desporto. Incrementar a formação e as competências dos profissionais que trabalham com pessoas com deficiência e com crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
Iniciativa destinada a pessoas com deficiência integradas no sistema educativo e em instituições, com especial incidência sobre crianças, adolescentes e adultos jovens. Técnicos, professores e outros profissionais que interagem com pessoas com deficiência e com necessidades educativas especiais no sistema educativo
Estima-se a participação de 800 pessoas.
Grupos Especiais: pessoas com deficiência.
Instituições responsáveis: Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.
Instituições parceiras: Câmaras Municipais, Escolas públicas, IPSS’s com pessoas com deficiência, e Centro de Reabilitação do Sul.
Iniciativa não associada a processo de nível internacional.
Em 2018, este projeto será implementado em novos 3 municípios, contudo, com um acompanhamento mais reforçado em relação aos municípios envolvidos em 2017.
1º momento – durante o primeiro trimestre de 2018 será feito um contacto com os municipios e/ou outros parceiros locais, com o intuito de apresentar e sensibilizar para a realização dos momentos seguintes. Nesta altura será solicitada uma proposta de calendarização, ou será feita essa proposta por parte da FPDD. Será feito, também, um levantamento de necessidades, com o intuito de planear os 2º e 3º momentos.
2.º momento – durante o 2.º trimestre serão realizadas as ações de formação no âmbito do desporto para pessoas com deficiência para professores e técnicos de desporto, com as componentes teórica e prática. Após este 2.º momento haverá uma pausa nas atividades, pelo motivo de o nosso publico-alvo ser essencialmente jovens em idade escolar, e durante os meses de julho e agosto, as escolas estarem em periodo de férias. O trabalho de planeamento dos momentos seguintes é efetuado nesta altura.
3.º momento – no último quadrimestre serão realizados “dias de desporto para todos” nos quais a população participante será desafiada a experimentar atividades físico-desportivas, onde estejam todos os alunos (com e sem deficiência) e os técnicos que frequentaram as ações de formação a aplicar, em situações práticas, os conhecimentos adquiridos.
A metodologia apresentada baseia-se em estratégias de baixo custo.
Iniciativa financiada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e Instituto Português do Desporto e Juventude.
Iniciativa Contínua.
Início a 01/01/2017.
Término a 31/12/2018.
Indicadores de avaliação de realização:
- N.º de municípios abrangidos
- N.º de momentos realizados por município
- N.º de participantes
- N.º de agentes formados
- N.º de ações de formação
- N.º de clubes, escolas e instituições a desenvolver a prática
Outros Indicadores de avaliação:
- Avaliação da satisfação das ações
A iniciativa possui um plano para replicação ou foi replicada com sucesso.
Pessoa responsável: Eduardo Borges Pereira
E-mail: dtnacional@fpdd.org
Website: www.fpdd.org
Sem informações adicionais.