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Qual é a sua Atividade Física?

Campanha nacional de comunicação

  • Iniciativa de âmbito Nacional.

  • Objetivos de implementação (mensagens principais da campanha):

    • Reformular e clarificar o conceito de atividade física;
    • Capacitar o grupo-alvo para ultrapassar as principais barreiras à prática;
    • Transferir uma perspetiva positiva da atividade física aos cidadãos, associada à vida social e pessoal “modernas” a que aspiram.
  • Iniciativa destinada à população adulta portuguesa de ambos os sexos, em especial entre as faixas etárias dos 35 aos 65 anos.

    Estima-se a participação de 4,5 milhões de pessoas (45% do grupo-alvo).

  • Instituição responsável:

    • Direção-Geral da Saúde – Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (DGS – PNPAF).

     

    Instituições parceiras:

    • FunnyHow – Advertising Agency;
    • All Around Media: Media Booking;
    • Federação Portuguesa de Futebol;
    • Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da UL.

     

  • Iniciativa com previsão de associação futura a um processo de nível internacional.

  • Esta iniciativa desenvolve-se através de sete fases distintas:

    1ª Fase: Conceção da ideia criativa, plano de meios, calendarização e planeamento integrado da implementação;

    2ª Fase: Estudo com grupos focais e análise de resultados;

    3ª Fase: Apresentação à Tutela para aprovação;

    4ª Fase: Obtenção de financiamento;

    5ª Fase: Implementação, segundo plano de meios;

    6ª Fase: Avaliação a curto prazo;

    7ª Fase: Avaliação a longo prazo.

    A metodologia apresentada baseia-se em estratégias com efetividade cientificamente comprovada e de baixo custo.

  • Iniciativa financiada por:

    • Direção-Geral da Saúde;
    • SONAE;
    • Associação Montepio.
  • Iniciativa pontual.

    Desenvolvida de 04/06/2018 a 31/12/2018.

  • Indicadores de avaliação de realização:

    • Nº de spots emitidos na TV;
    • Nº de pessoas impactadas pelos spots emitidos na TV;
    • Nº de spots emitidos na rádio;
    • Nº de pessoas impactadas pelos spots emitidos na rádio;
    • Nº de cartazes distribuídos nos transportes públicos das principais cidades do país;
    • Nº de cliques no website/página web da campanha;
    • Nº de visualizaçoes do anúncio no YouTube;
    • Nº de passagens do anúncio em salas de cinema.

     

    Indicadores de avaliação de impacto:

    • Nº de cidadãos-alvo que se recordam da campanha, após a fase de implementação;
    • Nº cidadãos-alvo que consideram as mensagens da campanha;
    • Nº cidadãos-alvo cujos conhecimentos e crenças face à atividade física melhoraram;
    • Nº cidadãos-alvo cuja prontidão para a prática de atividade física aumentou.
  • A iniciativa não possui um plano para replicação, nem foi replicada.

  • Pessoa responsável: Marlene Nunes Silva

    E-mail: pnpaf@dgs.min-saude.pt

    Website: www.pnpaf.pt (website da entidade responsável pela iniciativa).

  • Sem informações adicionais.