Campanha nacional de comunicação
Comunicação e Informação
SaúdeIniciativa de âmbito Nacional.
Objetivos de implementação (mensagens principais da campanha):
- Reformular e clarificar o conceito de atividade física;
- Capacitar o grupo-alvo para ultrapassar as principais barreiras à prática;
- Transferir uma perspetiva positiva da atividade física aos cidadãos, associada à vida social e pessoal “modernas” a que aspiram.
Iniciativa destinada à população adulta portuguesa de ambos os sexos, em especial entre as faixas etárias dos 35 aos 65 anos.
Estima-se a participação de 4,5 milhões de pessoas (45% do grupo-alvo).
Instituição responsável:
- Direção-Geral da Saúde – Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (DGS – PNPAF).
Instituições parceiras:
- FunnyHow – Advertising Agency;
- All Around Media: Media Booking;
- Federação Portuguesa de Futebol;
- Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da UL.
Iniciativa com previsão de associação futura a um processo de nível internacional.
Esta iniciativa desenvolve-se através de sete fases distintas:
1ª Fase: Conceção da ideia criativa, plano de meios, calendarização e planeamento integrado da implementação;
2ª Fase: Estudo com grupos focais e análise de resultados;
3ª Fase: Apresentação à Tutela para aprovação;
4ª Fase: Obtenção de financiamento;
5ª Fase: Implementação, segundo plano de meios;
6ª Fase: Avaliação a curto prazo;
7ª Fase: Avaliação a longo prazo.
A metodologia apresentada baseia-se em estratégias com efetividade cientificamente comprovada e de baixo custo.
Iniciativa financiada por:
- Direção-Geral da Saúde;
- SONAE;
- Associação Montepio.
Iniciativa pontual.
Desenvolvida de 04/06/2018 a 31/12/2018.
Indicadores de avaliação de realização:
- Nº de spots emitidos na TV;
- Nº de pessoas impactadas pelos spots emitidos na TV;
- Nº de spots emitidos na rádio;
- Nº de pessoas impactadas pelos spots emitidos na rádio;
- Nº de cartazes distribuídos nos transportes públicos das principais cidades do país;
- Nº de cliques no website/página web da campanha;
- Nº de visualizaçoes do anúncio no YouTube;
- Nº de passagens do anúncio em salas de cinema.
Indicadores de avaliação de impacto:
- Nº de cidadãos-alvo que se recordam da campanha, após a fase de implementação;
- Nº cidadãos-alvo que consideram as mensagens da campanha;
- Nº cidadãos-alvo cujos conhecimentos e crenças face à atividade física melhoraram;
- Nº cidadãos-alvo cuja prontidão para a prática de atividade física aumentou.
A iniciativa não possui um plano para replicação, nem foi replicada.
Pessoa responsável: Marlene Nunes Silva
E-mail: pnpaf@dgs.min-saude.pt
Website: www.pnpaf.pt (website da entidade responsável pela iniciativa).
Sem informações adicionais.