Saúde

Os serviços de saúde, tanto ao nível dos cuidados de saúde primários, como dos cuidados de saúde hospitalares, têm sido destacados como contextos primordiais para a promoção da atividade física. A utilização de intervenções breves nos cuidados de saúde, nomeadamente a avaliação da atividade física enquanto sinal vital de saúde e do aconselhamento breve para a prática de atividade física, foi destacada com um dos melhores compromissos entre custo e eficácia (“best buys”) no combate às doenças crónicas não transmissíveis.

O novo Plano de Ação Global para a Atividade Física da Organização Mundial de Saúde destacará também a necessidade de implementação deste tipo de intervenções por profissionais de saúde devidamente habilitados como um dos eixos prioritários de ação no sentido de promover o aumento dos níveis de atividade física das populações.

Há também uma forte evidência de que o encorajamento à prática de atividade física por parte dos profissionais de saúde pode ter um efeito determinante na modificação deste comportamento por parte dos cidadãos, e também de que médicos ativos recomendam mais a prática de atividade física aos seus pacientes.

PANAF

Diabetes em Movimento

PANAF

EuroFIT

PANAF

Qual é a sua Atividade Física?

PANAF

Levante-se

PANAF

Atividade Física como Sinal Vital

PANAF

Aconselhamento Breve para a Atividade Física

PANAF

Handball4Health

PANAF

Médicos Portugueses e Atividade Física

PANAF

Barómetro da Atividade Física

PANAF

Promoção da Atividade Física em Meio Laboral