Comunicação e Informação

O conhecimento sobre os benefícios e recomendações relativas à prática de atividade física e literacia física constituem, comprovadamente, um passo importante para a adoção de um estilo de vida mais ativo. No entanto, como mostram os dados recentes do Barómetro de atividade física, uma esmagadora maioria da população portuguesa ainda não conhece o volume de atividade física recomendado pela Organização Mundial de Saúde e grande parte não identifica algumas atividades do dia a dia enquanto formas de prática de atividade física.

A sensibilização e informação da população para a prática de AF constituem, por isso, peças essenciais no contexto de uma ação concertada e mais abrangente visando o aumento da prontidão de toda a população para a prática regular de atividade física e redução do tempo em comportamentos sedentários. Tal está patente na Estratégia Global sobre Alimentação, Atividade Física e Saúde da Organização Mundial de Saúde: “Mensagens consistentes, coerentes, simples e claras devem ser preparadas e transmitidas por especialistas governamentais, organizações não-governamentais e da sociedade civil, e pelas indústrias envolvidas. Devem ser comunicadas através de vários canais e em formatos apropriados à cultura local, idade e sexo”. A implementação de uma campanha de mass media visando a sensibilização e informação da população foi também destacada com uma das medidas mais custo-efetivas na redução de fatores de risco modificáveis das doenças crónicas não-transmissíveis.

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